Estudos realizados pelo Gallup e Knight Foundation apontam que 65% dos norte-americanos que consomem notícias acreditam que o conteúdo encontrado nas redes sociais não traz informação ou é notícia falsa. A desconfiança é bem menor entre o público que se informa por meio de jornais, TV e rádio (39%). As pesquisas foram divulgadas pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ).
Para 76% dos entrevistados, grandes empresas de tecnologia, como Google e Facebook, devem assumir a responsabilidade de combate às fake news.
Os estudos também apontaram que 70% dos participantes acreditam que os métodos para neutralizar a disseminação de notícias falsas precisam ser mais eficazes por parte das redes sociais e outras plataformas.
Entre essas iniciativas, segundo as pesquisas, o jornalismo aparece como a melhor solução. Foram citados, por exemplo, maior destaque a notícias de fontes confiáveis, a exposição aos leitores sobre as qualificações e a confiabilidade das organizações jornalísticas e o fornecimento de links para outros conteúdos que aprofundem um determinado tema já publicado na web.
Do total de entrevistados, 64% acreditam que as notícias que circulam nas plataformas das companhias de tecnologia são imprecisas.
As pesquisas foram realizadas de fevereiro a março com 1.440 adultos, nos Estados Unidos.
Fonte: Portal Imprensa.