Notícias

Abratel participará do evento para migração da faixa AM para FM na próxima semana; mais de 1.400 rádios solicitaram a migração

Na próxima quarta-feira (6), radiodifusores de todo o Brasil se reunirão no Ministério das Comunicações, em Brasília, para a solenidade de migração AM/FM. As novas outorgas já foram assinadas por mais de 500 emissoras de rádio. Quem migrar para a faixa FM tem 180 dias para devolver a AM.

Faixa estendida: vitória da Abratel

Com a migração do AM para o FM, haverá a necessidade do uso da faixa estendida, por isso, a mudança na industrialização dos equipamentos é necessária. Por isso, em setembro deste ano, durante o Congresso Abratel de Comunicação, realizado em São Paulo, os ministros Marcos Pereira e Gilberto Kassab assinaram a Portaria Interministerial nº 68, que altera o processo produtivo básico para aparelhos de áudio e vídeo industrializados na Zona Franca de Manaus.

O documento assinado durante o Congresso diz que, “a partir de 1º de janeiro de 2019, os aparelhos destinados à recepção de ondas do tipo FM (frequência modulada) deverão incorporar capacidade de recepção de frequências entre 76 MHz e 108 MHz.”

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel