O Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, um dos mais conceituados do mundo, revelou recentemente o nível de confiança das pessoas no jornalismo. O estudo, divulgado nesta semana, entrevistou milhares de pessoas em 37 países para entender os hábitos de consumo de jornalismo. O Brasil apresenta bons resultados relacionado à credibilidade midiática. No recorte por países, ficou em 3º lugar, onde a confiança é maior nos veículos jornalísticos (59%), ficando atrás apenas de Portugal (62%) e Finlândia (62%).
Nas mídias sociais, o Brasil ainda é o local pesquisado em que o Facebook tem maior popularidade como fonte de notícias (66%), seguido por Estados Unidos (45%), Reino Unido (39%) e França (36%). Entretanto, segundo a pesquisa, o índice de pessoas que se informam pelas redes sociais caiu em diversos mercados importantes, como Estados Unidos (6%), Reino Unido e França.
“Quase a totalidade disso se deve à diminuição da busca, publicação e compartilhamento de notícias do Facebook”, analisam os autores.
Apesar disso, a rede social ainda é a mais utilizada para ler notícias (36%), seguida de Whatsapp (15%), Twitter (11%), FB Messenger (8%) e Instagram (6%). Em relação a aplicativos de troca de mensagens (Whatsapp, FB Messenger, Telegram e Skype) entre os brasileiros entrevistados para a pesquisa, quase a metade (48%) afirmou usar o Whatsapp para acesso a conteúdo jornalístico.
O Relatório sobre Notícias Digitais é um grande projeto realizado pelo Instituto Reuters, para o estudo de Jornalismo na Universidade de Oxford e tem como objetivo rastrear o consumo de notícias digitais entre países e fornecer dados e análises oportunos para o meio.
FONTE: Com informações do Portal Comunique-se.