Notícias

Deputado Sandro Alex fala sobre projeto de lei do FM no celular em rádios de São Paulo

O deputado federal Sandro Alex (PSD – PR) concedeu entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840, e ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan AM 620 FM 90.9 de São Paulo na manhã desta quinta-feira (30) para falar sobre o projeto de lei de sua autoria que obriga os fabricantes a ativar o chip FM em todos os celulares vendidos no Brasil. De acordo com o parlamentar paranaense, a ativação não gera custo ao consumidor.

Em entrevista aos apresentadores das rádios, o deputado Sandro Alex afirmou que as empresas que montam celulares sofrem grande pressão das operadoras de telefonia para que o chip não seja ativado. Segundo ele, o motivo é que os usuários de celulares utilizem os dados de internet para ouvir rádio, o que favorece as operadoras. “É uma grande vitória dos ouvintes de rádio, que vão poder seguir para o trabalho ouvindo frequência aberta através da ferramenta que é o celular. Sem custar um real a mais para ninguém, vamos derrubar o lobby”, disse.

Sandro Alex informou ainda que, após ser aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (CCTCI), o projeto vai agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e, se aprovado, segue para o Senado. “Esperamos que o projeto seja aprovado. Caso for, ele vai virar lei nos primeiros meses de 2018. Ou seja, ainda no primeiro semestre, teremos a possibilidade de todos os celulares serem vendidos com FM ativado”, informou.

O rádio FM no celular é uma das prioridades da ABERT, que, em 2014, lançou a campanha “Smart é ter rádio de graça no celular”, orientando o ouvinte a sempre escolher, na hora da compra, um aparelho celular que tenha o dispositivo de recepção de FM embutido. “Além da pluralidade que o rádio proporciona, a aprovação desse projeto fará com que todos possam ouvir a rádio preferida de forma gratuita, sem ter que usar o pacote de dados do plano contratado pelo ouvinte”, ressalta Antonik.

Fonte: Tudo Rádio.