Destaques

Dia Mundial do Rádio

WhatsApp Image 2020-02-13 at 10.47.45

Em 2020, Dia Mundial do Rádio celebra diálogo, tolerância e paz

Em 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o Dia Mundial do Rádio, que é celebrado em 13 de fevereiro. O objetivo da data é homenagear o meio e a forma como ele impacta o cotidiano de toda a humanidade.

A cada ano, a UNESCO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para educação, ciência e cultura, estabelece um tema para o Dia Mundial do Rádio. Em 2020, o mote escolhido foi “Diálogo, tolerância e paz”.

Através do seu site, a UNESCO reafirmou a importância do rádio para a construção de uma sociedade melhor. “O rádio reúne pessoas e comunidades de todas as origens para fomentar o diálogo positivo a fim de promover mudanças. Mais especificamente, o rádio é o meio perfeito para combater a violência e a disseminação de conflitos, em especial em regiões potencialmente mais expostas a tais realidades”.

Como representante patronal da radiodifusão catarinense, o SERT/SC acompanha, há 40 anos, o trabalho que as emissoras de Santa Catarina fazem em prol da inclusão e da cultura de paz. “Em tempos de tanto radicalismo e fake news, o rádio se posiciona como o lugar ideal para a construção de pontes e a abertura de caminhos que levem ao desenvolvimento humano. Nossas programações abraçam todas as vertentes culturais e de pensamento do estado”, ressaltou Ana Paula Melo, presidente do SERT/SC.

Para outras informações a respeito do Dia Mundial do Rádio, acesse a página oficial da UNESCO.