Notícias

NAB 2019: novos produtos, tecnologias e tendências relevantes para o rádio

Produção na nuvem, links e externas via IP, produção para internet, distribuição para rede e novas tecnologias. Estas são as áreas que apresentaram novidades interessantes na NAB 2019, seja pelos novos recursos dos produtos lançados ou pelas tendências que eles representam. A seguir, destacamos alguns dos lançamentos que julgamos relevantes para o rádio.

On Hertz
LUMO Virtual Radio Studio
É um sistema completo com playout, mixer com canais para microfone e telefone, capacidade de conexão remota via AolP, interface nativa web e touch que roda em qualquer dispositivo, incluindo tablets.

Broadcast Partners
SmartRadio e Smart Processing
SmartRadio é uma plataforma de rádio na nuvem, fornecida como serviços (SaaS), com recursos de produção e publicação. Integrado com a plataforma RadioManager, tem ferramentas para publicação sincronizada no Facebook, publicação em sistemas de rádio híbrido RadioDNS e produção de vídeo para “visual radio”. Inclui ainda um módulo de processamento de áudio que pode ser fornecido separadamente.

RCS
Zetta Cloud
Sistema de disaster recovery em nuvem. Usa a nuvem como backup e, em caso de necessidade, é capaz de manter a operação da emissora através de um browser.

ENCO
WebDAD Studio in a Cloud
Permite controlar a automação do estúdio a partir de qualquer lugar através da internet.

Summit Technology Group
SideCAR Audio Logger
Um logger com recursos de conversão speech-to-text, indexação e brusca por palavras. Grava através de AolP, opera via web e pode publicar clipes na nuvem.

StreamGuys
SGrecast
Um logger que grava o conteúdo na nuvem e pode ser programado para extrair trechos da programação, automaticamente, para publicar na web ou como podcasts. Inclui recursos de monetização, inclusão de metadados e análise de audiência dos podcasts.

CEntrance
MixerFace
Gravador portátil e mixer de 4 canais com conexão para smartphones. Pode gravar em sua memória interna ou smartphone. Compatível com iOS, Android, Mac e PC, opera em conjunto com vários apps de edição.

Digigram
IQOYA Talk
Codec portátil de AoIP com várias interfaces de conexão: 2 módulos 4G/LTE, 2 portas Ethernet, 2 USB, WiFi e 2 SIP. Conta ainda com gravador, mixer para 3 microfones, saídas para headphone e canal talkback.

Tieline
Brides-IT Codecs
A nova versão do firmware oferece recursos para importação/exportação de programas, novas funcionalidades GPIO para comandos remotos e suporte para codificação e decodificação assimétricas.

Comrex
ACCESS MultiRack
Codec IP com uma unidade de rack e capacidade para 5 conexões simultâneas full-duplex com os codecs das linhas ACCESS e BRIC. Possui duas conexões hot swap de rede que podem trabalhar de forma redundante ou combinando a banda disponível em casa uma.

JK Audio
AutoHybrid IP2
É um dispositivo duplo que pode operar com oum híbrido para VoIP ou com um codec AoIP. Além das codificações de tradicionais de telefonia, incorporou agora o codec Opus que oferece maior qualidade com baixa latência.

International Datacasting e Digigram
ENC5010 XLINK
Codec AoIP desenvolvidoo pela Digigram para operar em conjunto com os sistemas de distribuição por satélite da IDC. O modo dual streaming do codec oferece redundância entre o satélite e a internet.

Wheatstone
SwitchBlade AoIP Appliance
É um dispositivo da família WheatNet-IP que combina AoIP, conexão em SIP e transporte de comandos lógicos. A aplicação típica é a interligação de estúdios em diferentes localidades, como no caso das operações em rede, transportando áudio e comandos nos dois sentidos. Também pode operar com um nó de distribuição 1:n.

JBL
JBL One Series 104
A JBL One Series 104 é uma caixa amplificada profissional com a proposta de ser um monitor de referência. É projetada par ser usada sobre a mesa de trabalho, como as caixas auxiliares usadas com computadores.

OPNS
SoundID
SoundID, um produto OPNS, é uma plataforma de identificação automática de conteúdo de áudio baseada em “audio fingerprinting”, um código característico de identificação obtido a partir de uma amostra do aúdio. Aplicações típicas: monitoração de programação musical ou não-musical, checking comercial e identificação de transições fala-música. A plataforma pode operar localmente ou na nuvem e analisar qualquer stream, seja sua própria programação ou de terceiros.

Veritone
Attribute
É uma plataforma de inteligência artifical voltada para a verificação da atribuição publicitária. No rádio, ela mede a eficácia do anúncio veiculado na emissora. Funciona tanto com material gravado como com locução ao vivo.

Fonte: ZYDigital