Notícias

O Rádio vs. Apps de Música (Spotify e cia): Quem é mais popular?

A quantidade de pessoas que usam aplicativos de músicas cresceu consideravelmente depois do lançamento do app de músicas Spotify. Além desse, existem vários outros como o Deezer da Tim e a questão é: será que a rádio consegue sobreviver a esses aplicativos? A resposta é sim, aliás, não só consegue sobreviver como se manter firme no mercado como um dos veículos de comunicação mais ouvidos pela população.

Apesar de o app de músicas não ser um concorrente direto da rádio, essa plataforma também deve ser considerada nas pesquisas para avaliar o crescimento ou não do rádio na atualidade. Uma pesquisa da Nielsen, uma empresa de dados que realiza pesquisas com o objetivo de conhecer o comportamento dos consumidores.

Vamos saber agora qual foi o resultado dessas pesquisas e porque os radialistas brasileiros têm comemorado tanto esses números.

Mais de 90% dos brasileiros ouvem o rádio e 93% diz que prefere ouvir música por esse meio.

App de músicas consegue ser mais popular que o rádio?

A Nielsen realizou a pesquisa nos Estados Unidos e mostrou que, mesmo com todos os serviços de música streaming que as plataformas como a do Spotify oferece, a rádio não ficou abalada. De acordo com os dados aferidos, em 2001, 96% dos consumidores ouviam o rádio, pelo menos uma vez por semana.

Em 2017, ou seja, ainda bastante recente, essa porcentagem está em 93%. Um número muito bom considerando a quantidade opções que os consumidores têm hoje em dia quando o assunto é ouvir música.

Por que o rádio se mantém como um destaque?

Mesmo com toda a tecnologia que temos hoje em dia, o rádio continua sendo ouvido pelas pessoas. E há dois motivos muito relevantes para isso.

O primeiro deles é que o rádio conseguiu se adaptar às novas tecnologias, lançando sites e aplicativos. Assim, as pessoas podem ouvir no smartphone, em qualquer lugar, não importa onde estejam. O segundo motivo é simples e você já deve ter pensado nele: o rádio é o principal canal para descobrir músicas novas.

Você deve ter aquela playlist favorita para praticar exercícios ou para fazer o trajeto de ida e volta para o trabalho, mas, muitas vezes, você enjoa de ouví-la mesmo em modo aleatório. Assim, a rádio é um meio de comunicação muito bom para conhecer novas músicas. Você pode optar, por exemplo, por aquela rádio que tem mais a ver com o seu estilo.

O rádio ainda é um bom local para divulgar uma empresa?

Sem dúvida alguma. Apesar do número considerável de app de músicas no mercado, a pesquisa da Nielsen conseguiu mostrar que o rádio tem uma forte presença. O rádio também é um local no qual é possível analisar as tendências de consumo e está mais próximo do momento da compra quando comparado a outros mídias.

Só no Brasil, de acordo com a pesquisa do Kantar Ibope Media, mais de 90% dos brasileiros ouvem o rádio e 93% diz que prefere ouvir música por esse meio aqui no país.

Fica fácil perceber que, mesmo com as opções de app de músicas, investir na divulgação da sua empresa no rádio é uma excelente opção. Esse meio de comunicação consegue alcançar praticamente todos os consumidores e assim, fica mais fácil aumentar as vendas.

Fonte: RDR – Rádios de Resultado