Notícias

Relatório da ABERT ressalta a força do rádio brasileiro

Autor: Fernando Morgado
Fonte: Tudorádio

Ao longo de vários meses, a pedido da ABERT, realizei um extensa desk research. Através dela, reuni e analisei diversas pesquisas nacionais e internacionais que tratam do consumo de rádio. Tudo feito por instituições com grande credibilidade, como Deloitte, Edison Research, Kantar IBOPE Media e XP Investimentos, por exemplo. A intenção foi consolidar informações que apoiem órgãos governamentais, agências e anunciantes na decisão sobre seus investimentos em mídia e que ajudem as emissoras a defenderem os resultados que geram.

O produto final desse trabalho foi o relatório “Rádio: credibilidade, resultado e união nacional”, que apresentei durante o evento “Rádio: mercado em sintonia”, realizado em 25 de setembro, Dia do Rádio, em São Paulo.

Seguem alguns destaques:

> O rádio é o meio líder em confiança no Brasil;
> Mais da metade dos ouvintes brasileiros ligam o rádio porque querem se informar;
> Quando usado de forma combinada, o rádio fortalece todas as mídias;
> Perfil do ouvinte de rádio é muito semelhante ao da população em geral;
> Patamar de alcance do rádio no Brasil é semelhante ao dos maiores mercados do mundo;
> Em apenas cinco anos, dobrou a escuta de rádio pelo celular e quase triplicou o consumo pelo computador e em outros equipamentos.

O formato do relatório foi pensado para facilitar o aproveitamento das informações pelos profissionais de vendas e de conteúdo. A parte final, por exemplo, destaca os dados que podem se transformar tanto em argumentos para a equipe comercial quanto em pautas para o jornalismo.

A repercussão do estudo tem sido muito positiva. Seu download é livre e gratuito. Clique aqui para baixar.