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Saiba como engajar ouvintes em pequenas rádios

Engajar ouvintes é um desafio cotidiano dos gestores, principalmente quando falamos de pequenas rádios. Mais do que manter o público conectado na sua frequência, o engajamento permite que você aprimore as ofertas e direcione melhor as ações de marketing.

Existem diversas maneiras de fazer isso, desde pesquisas de opinião até a criação de promoções e eventos. Mas antes de começar a agir, é muito importante planejar! Continue lendo e entenda tudo o que você precisa para engajar mais os seus ouvintes!

1. Conheça seu público

Para acertar nas suas ações, é fundamental ter o máximo de informações possível a respeito do seu público. Faça pesquisas de opinião, procure informações demográficas em instituições como o IBGE e compile os dados que você já tem em sua rádio.

Colete informações realmente úteis para a estratégia: seu público usa o WhatsApp? Prefere Facebook ou Snapchat? Quais são seus artistas favoritos? Os ouvintes são, em sua maioria, homens ou mulheres? Eles escutam sua rádio em casa ou no carro?

2. Faça um planejamento

Agora que você já tem muitas informações sobre seus ouvintes e sua região de abrangência é hora de definir as ações de engajamento. Defina a abordagem, a linguagem e os canais pelos quais vai interagir com eles. Crie também uma meta e um deadline para cada ação.

Medir os resultados é fundamental. Para isso, determine os Indicadores de Performance (KPI, na sigla em inglês) para medir o aumento de engajamento. Esses indicadores podem ser mais curtidas orgânicas na página do Facebook da rádio, mais ligações de ouvintes ou a presença deles em algum evento.

3. Faça!

Na hora de botar o plano em ação é importante acompanhar os resultados diariamente. Isso porque você pode — e deve! — fazer mudanças estratégicas ao longo do período. Com otimização frequente, certamente a sua estratégia de engajamento terá melhores resultados.

4. Meça os resultados e otimize

O processo de engajar mais os ouvintes de sua rádio não pode terminar com uma ação ou evento. Ela é uma mudança de mentalidade de toda a equipe e, para alcançar bons objetivos é preciso medir os resultados, determinar o que foi bom para repetir e o que foi ruim para evitar.

Esse acompanhamento garantirá que os resultados sejam melhores a cada nova ação!