Notícias

A sobrevivência do Rádio – Marketing X Comercial

Como o marketing pode ajudar na operação das emissoras, seja na elaboração de projetos especiais como também no incremento da receita publicitária

 

O Rádio brasileiro ainda vive alguns momentos pré-históricos em suas formas de gestão, perdendo ótimas oportunidades de agregar novos ganhos e aumentar o seu faturamento.

Quando se fala em Marketing, muitos empresários ainda acham que isso se trata de panfletagens ou elaboração de uma logomarca.

Quando você explica como o marketing pode realmente fazer para uma emissora de Rádio crescer, o resmungo se resume em custos, ou seja, não podemos pagar por isso.

Então vou começar pelo final, explicando como um profissional ou agência de marketing pode te atender , sem custos assustadores. Em seguida, defino o que o marketing pode fazer pela sua emissora.

Vamos lá… você sabia que é possível fazer uma parceria com profissionais de marketing ou agências, os quais vão ganhar no momento que houver faturamento? Isso mesmo.

Exemplo: vou desenhar um projeto promocional para sua rádio, auxiliando o comercial com o envolvimento artístico. Que tal uma campanha para o dia das crianças?

Você terá um projeto bem elaborado, com novas formas de negociação e inovação na execução para apresentar aos possíveis patrocinadores.

Fechou patrocínio? Ótimo, todos ganham! Não fechou? Não tem problema, pague o mínimo pela elaboração do projeto, o que equivale a 10% de um salário de um executivo de marketing.

Quer algo mais fácil? Difícil!

Agora que já exemplifiquei como uma emissora pode ter marketing trabalhando com a sua equipe, com custos acessíveis, vou descrever em 10 pontos o que o marketing pode agregar para uma Rádio:

– O meu artístico quer ajuda pra desenvolver promoções, o marketing coopera? Sim. O marketing pode atuar com ideias novas, agregando o plano comercial e até mesmo executando.

– O meu comercial precisa atender um pedido do representante de São Paulo para um projeto da Copa do Mundo, o marketing nos ajuda? Sim, o marketing vai elaborar um projeto comercial atendendo a necessidade do representante, podendo até viajar para ajudar na hora do fechamento com o cliente nacional.

– Um cliente local reclamou que o comercial dele não está dando resultado, o marketing pode nos ajudar? Sim, o marketing vai discutir com o cliente, o comercial e o seu artístico para criar algo inovador para que dê resultado a esse cliente.

– Um cliente me ligou me pedindo um Mídia Kit, o que é isso? O marketing me ajuda? Sim, mídia kit é uma apresentação comercial do que pode ser comercializado pela sua emissora. Nesse Mídia Kit, constam: Números de audiência, locais de abrangência, patrocínios de programas, projetos especiais, além de uma tabela cotidiana da sua emissora.

– Vou fazer um show, o marketing pode me ajudar? Sem dúvida. O marketing vai elaborar todo o plano de divulgação do evento, incluindo um projeto para busca de patrocínios.

– Um cliente quer anunciar, mas quer algo diferente que ainda não existe na emissora. O marketing me ajuda? Sim, é um dos principais papéis do marketing com a sua emissora.

– A nossa emissora que fazer um evento, mas não tem ideia de custos e nem como fazer, o marketing pode ajudar? Sim, o marketing vai elaborar um projeto completo, apontando custos, formas de negociações e de buscar patrocinadores.

– A minha rádio que fazer uma divulgação para aumentar o faturamento e audiência, o marketing me ajuda? Sim, o marketing vai se juntar a uma equipe de publicidade para elaborar uma campanha, dentro do seu perfil, para alcançar os objetivos.

– Estamos perdendo alguns clientes que nos acusam de atendimento ruim, o marketing pode me ajudar? Sim, o marketing vai fazer uma análise do que está acontecendo e sugerir um padrão de atendimento.

– A nossa equipe de vendas não está tão preparada para atender o mercado, o marketing pode me ajudar? Sim, implantando padrões de negociações e apresentando treinamentos específicos.

Bom, vou parar por aqui. O marketing pode agregar no faturamento da emissora em pelo menos mais 40 pontos, além de cooperar para crescimento de audiência. Mas vou deixar para o próximo texto o envolvimento do marketing com o Artístico.

FONTE: Tudo Rádio.