Notícias

Software para web rádio: saiba como funciona e quais suas vantagens

Segundo pesquisa do IBGE, o celular é o meio mais utilizado, atualmente, para acessar a internet no Brasil. O aparelho tornou-se o principal instrumento de informação da população que deseja ficar atualizada sobre os acontecimentos do mundo ou conhecer os novos hits musicais.

Para não perder o público, a rádio passou a usar os avanços tecnológicos em seu favor, tornando-se mais acessível e popular. Nesse rumo, surgiram diversos aplicativos e softwares para este meio de comunicação, no intuito de ajudar a otimizar a transmissão dos programas no meio web.

A seguir, você vai entender a importância do software para web rádio e como ele pode colaborar para ampliar a audiência. Continue a leitura!

Como funciona uma web rádio?

A web rádio se difere da rádio analógica pela forma de emissão do áudio. Enquanto estas propagam o conteúdo por meio de ondas eletromagnéticas, o que faz limitar seu alcance; aquelas se difundem por meio de streaming, tecnologia que envia dados pela internet, aumentando, assim, a abrangência do sinal.

Tecnicamente, para escutar uma rádio tradicional é preciso que o receptor esteja próximo à área atingida pela antena. Já em uma rádio web, o usuário necessita apenas de um aparelho conectado à rede para ouvir a transmissão.

Para funcionar, a web rádio precisa ter um computador com:

  • 2 GB de memória e um processador de 1 GHz;
  • conexão banda larga de, no mínimo, 300k para upload para enviar em 32k ou superior;
  • software para emitir o sinal para o servidor;
  • serviço de streaming.

Com esses elementos básicos, você já pode começar a transmitir um sinal de rádio web para o seu público.

Como utilizar programas e software para web rádio?

Os softwares de rádios digitais são responsáveis por captar e emitir o sinal sonoro. No entanto, antes de escolher e instalar um programa é importante saber a forma como o áudio será reproduzido.

Se o som for gerado por meio de dispositivo externo, como uma mesa sonora, então será preciso que esteja conectada ao computador. Para este caso, são utilizados softwares de transmissão de áudio. No entanto, se a difusão não vier de dispositivo externo, o recomendado é utilizar, além do já mencionado, algum programa de gerenciamento para web rádios.

É necessário, também, ter um provedor streaming para enviar os dados pela internet e transmitir ao vivo para o público.

Como o uso de softwares pode ajudar sua rádio?

O baixo custo de implantação e a falta de necessidade de autorização pelo governo fez com que diversas rádios analógicas passassem a aderir à web rádio como estratégia para sobreviver aos avanços tecnológicos. Um bom software permite gerenciar a transmissão, alavancar o número de ouvintes e ampliar o alcance geográfico da emissora, podendo até ser ouvido em outros cantos do mundo.

Com o uso de aplicativos, os ouvintes podem, pelo celular, acessar a programação a qualquer hora do dia e interagir com o conteúdo. Uma estratégia muito utilizada por emissoras de grande porte para atrair o público e melhorar sua comunicação.

Como você pode perceber, utilizar software para web rádio contribui para a sua automação e transmissão, além de ajudar a aumentar o alcance, atraindo mais ouvintes para a rádio.

Fonte: Teletronix.