A programação da sua rádio é atrativa para o seu público?

Como está a audiência da sua rádio? Os seus programas contam com um bom número de ouvintes? Para aumentar o interesse do público pela emissora, é essencial oferecer um conteúdo de qualidade. Mas não apenas isso, também é preciso garantir que este conteúdo seja bem direcionado – ou seja, atraente – para os seus ouvintes.

Este é um dos grandes desafios de quem trabalha com rádio: como criar programas relevantes o suficiente para atrair a atenção do público certo? É sobre a importância de vencer este desafio e sobre as estratégias mais eficientes para conquistá-lo que falamos neste post. Saiba mais:

Uma programação atrativa é fundamental para que a rádio tenha uma boa audiência

Um dos objetivos da emissora é atrair anunciantes para investirem na rádio, certo? Afinal, uma rádio que não apresenta lucros não consegue permanecer no mercado por muito tempo. Mas, para isso, é preciso centrar o foco da programação nos ouvintes, que é o personagem fundamental para o sucesso da rádio. A lógica é simples: sem ouvintes, a rádio não tem uma boa audiência e, sem uma boa audiência, não consegue vender os seus espaços comerciais.

Criar um conteúdo interessante para o ouvinte é, portanto, algo necessário para que a emissora apresente bons resultados. Quanto melhor a programação é para o público, mais a rádio se destaca da concorrência e mais engajada é a audiência.

Como criar uma programação interessante para o seu público

Contar com a ajuda do ouvinte na hora de pensar no conteúdo da rádio, é uma excelente maneira de garantir programas mais envolventes. É muito mais fácil acertar na escolha da programação quando você sabe quais são as pautas que a sua audiência quer ouvir. Veja algumas estratégias que podem ser usadas para isso:

Dedique tempo para conhecer a sua audiência

Quem são os seus ouvintes? Jovens? Adultos? Homens? Mulheres? Isso certamente você já sabe, o segredo é tentar ir além. Para isso, busque mais informações e construa um perfil, por exemplo: mulher, entre 25 e 45 anos, casada, executiva, sem filhos. Quanto mais informações tiver, mais fácil fica desenvolver um conteúdo assertivo e buscar anunciantes que queiram vender para essas pessoas.

Peça sugestões com frequência

Pergunte ao seu público o que ele espera ouvir na rádio – desde músicas até sugestões de convidados – e trabalhe essas informações com a equipe interna da rádio. Para isso, é necessário organizar as respostas de maneira sistemática e verificar quais são as oportunidades. Use as mais populares como orientação na hora de criar o conteúdo dos programas da emissora. Para manter o diálogo aberto, é muito importante não só pedir a opinião do seu público, mas também responder todas as interações feitas pela sua audiência.

Use diferentes canais para manter o seu público engajado

Para ter acesso à opinião de boa parte dos seus ouvintes, é preciso usar o máximo de canais para se comunicar. Hoje em dia, o contato entre emissora e audiência é facilitado pela internet, principalmente pelos smartphones. Aproveite esta facilidade para garantir uma programação mais atraente. Use o Twitter, o Facebook, o site e o aplicativo da rádio para dialogar com o máximo de ouvintes possível. Engaje o seu público na criação do conteúdo veiculado pela emissora e garanta melhores índices de audiência.

 

Fonte: Cadena Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *