Ações Promocionais em Tempos de Coronavírus: 7 estratégias que sua Rádio pode adotar

Infelizmente, a pandemia do COVID-19 parece estar longe de acabar no Brasil. Há cada semana, governantes decretam novas restrições e, aos poucos, as aberturas de estabelecimentos comerciais vão diminuindo. O impacto na economia já é visível e restaurantes tentam se reinventar por meio de delivery ou retirada. Do outro lado, nas emissoras de rádios, vemos uma grande dificuldade de gerar receita por meio de promoções. Antes de tudo, tenha consciência: a solução não é parar suas ações promocionais em tempos de coronavírus.

Por mais desafiador e sensível que o momento seja, é possível pensar alternativas criativas e atrativas aos seus ouvintes e anunciantes. É claro que tudo deve ser planejado com cautela, delicadeza e empatia. O consumidor não quer promoções agressivas ou que passem o tom de que a emissora ou anunciante estão desesperados.

Além disso, é importante ter consciência que a Rádio tem um papel muito importante de conscientização e transformação social. Soa muito complicado uma emissora estimular a ida a estabelecimentos em meio às restrições, por meio de suas ações promocionais em tempos de coronavírus. Por outro lado, também é a rádio que pode propor outras formas de consumo aos seus ouvintes e ajudar anunciantes a superar a crise do COVID e terem alternativas de Marketing para manter seus estabelecimentos, minimamente, rentáveis.

Com o fechamento de espaços culturais, cinemas, restaurantes,cancelamento de eventos,  o que resta para as rádios nas ações promocionais em tempos de Coronavírus? Respondemos essa questão abaixo com 7 alternativas que sua rádio pode promover e propor aos seus anunciantes. Confira!

 

Ações Promocionais em Tempos de Coronavírus: Valorize o Delivery e Drive-Thru

Mais do que nunca, as entregas ganharam força. Se antigamente, delivery era algo comum para restaurantes, lanchonetes ou pizzaria, hoje, diversos estabelecimentos adotaram o modelo de negócio.

A facilidade e segurança de poder ter em casa diferentes ítens acaba sendo uma forma de estimular a economia local e conscientizar os consumidores sobre essa mudança de hábito necessária neste momento.

Nossa dica: use e abuse dos variados tipos e recorrência de promoções. Sorteios; vouchers de consumo; mês de graça; prêmio para ouvinte e um amigo; compre 1, leve 2; concurso cultural; música premiada…

 

Ações Promocionais em Tempos de Coronavírus: Não se esqueça dos pequenos empresários locais

 A rádio tem, por tradição, seu aspecto de valorização do local onde está inserida, muitas vezes sendo agente de transformação e resolução de problemas da população. Neste momento, ao pensar em ações promocionais em tempos de Coronavírus, não deixe de valorizar e estimular a compra nos pequenos empresários locais. Muito tem se falado sobre isso nos últimos meses, tendo em vista serem esses profissionais os mais afetados pela pandemia.

Além de abrir espaço em sua programação, site, app ou redes sociais para anúncios, procure ser acolhedor e oferecer suporte para esses empreendedores. Inspire e traga ideias de como eles podem impulsionar seus negócios e pensar em estratégias eficazes de vendas. Uma boa ideia é montar seu Mídia Kit dando exemplos de como sua rádio irá promover àquelas empresas e já apresentando dicas de como a própria empresa pode adaptar essas ações para sua estratégia comercial.

Nossa dica: com a chegada de datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Mês Junino, procure criar ações promocionais com kits presentes apenas com microempreendedores. Por exemplo, sortear uma Cesta de Páscoa com ovos recheados e chocolates artesanais.

 

Ações Promocionais em Tempos de Coronavírus: Cupons de Descontos em Supermercados, Farmácias, Açougue, Padarias

Se você abrir agora mesmo algum app de entregas, vai se deparar com descontos altíssimos em supermercados. Isso foi algo que surgiu com força desde o início da pandemia. Se antes, ainda era raro quem fazia compras de mercado por delivery, hoje isso já virou uma rotina de muitas pessoas.

Além da possibilidade de sortear um vale compras, outra forte tendência são os cupons de descontos com um percentual ou valor a partir de um determinado preço inicial de compra. Por exemplo, ganhe R$ 50 de desconto numa compra de R$ 150.

Para criar seu canal de Cupons de Descontos, tenha na sua rádio ferramentas como o Cadena Online. Além de criar rapidamente páginas para divulgação dos seus cupons, possibilitando o resgate pelos seus ouvintes, a plataforma proporciona uma gestão unificada e prática, evitando fraudes, repetição de uso ou até mesmo limitando prazos e quantidades que serão disponibilizadas. Além disso, seus anunciantes poderão validar os códigos de descontos na própria plataforma.

O Cadena Online também conta com dados em tempo real, possibilitando sua rádio analisar a audiência, extraindo informações como idade, local onde mora, gênero e configurar perguntas específicas que você tenha interesse de saber.

Nossa dica: por meio do Cadena Online, avalie o comportamento e onde seu público mora. A partir desse dado, pense esses cupons segmentando por localidade, tipos de produtos que sejam do interesse dos ouvintes (cupom de 15% em vinhos, por exemplo) ou até mesmo pela idade da sua audiência.

 

Ações Promocionais em Tempos de Coronavírus: Bolsas de Estudo

Além do delivery, a pandemia trouxe a necessidade e vontade de aprender assuntos novos ou se aprofundar em conhecimentos já adquiridos. Diversas Universidades, Escolas e Cursos apostaram no EAD para alcançar novos estudantes.

Mais do que nunca, a capacitação profissional se mostrou essencial para superar a crise e buscar alternativas financeiras. As rádios podem estimular esse conhecimento, inspirando pessoas a se reinventarem. É sempre importante relembrar que muitos profissionais perderam seus empregos e estão há meses sem nenhuma fonte de renda. Os cursos de capacitação e a possibilidade de abertura do seu próprio negócio têm sido a alternativa mais viável para essas pessoas.

Nossa dica: a rádio pode promover o estudo, tanto com sorteio de bolsas de estudo ou cupons com percentual de desconto, como também por meio de dicas durante a programação ou vídeos nas redes sociais. Muitas emissoras, inclusive, podem aderir às miniaulas online promovidas pelo próprio veículo em parceria com um centro de ensino.

 

Ações Promocionais em Tempos de Coronavírus: Consultorias e Serviços

Além de produtos, outros profissionais afetados com a pandemia são aqueles que vendem seus conhecimentos por meio de consultorias ou serviços. Com a diminuição de obras ou pessoas fazendo elas mesmas manutenções em casa, por exemplo, muitos pedreiros, pintores, designers de interiores ou trabalhadores de serviços gerais, acabaram encarando uma realidade sem trabalho e renda.

Sua rádio pode estimular esses profissionais a transformarem seus trabalhos manuais em consultorias para pessoas que queiram fazer elas mesmas a pintura da casa, mudança na decoração ou até mesmo pequenos reparos. A ideia não é que se substitua o conhecimento dos profissionais. Mas que se respeite esse momento de que muitas pessoas resolveram mudar suas casas, por estarem passando tanto tempo dentro delas.

Nossa dica: sua rádio pode sortear uma videoaula e kit de pintura para casa, com uma consultoria de um pintor. Nesse tutorial, o pintor pode indicar cuidados que se deve ter na pintura, quais os melhores tons para diferentes ambientes, produtos que valem a pena investir, entre outros aspectos.

 

Ações Promocionais em Tempos de Coronavírus: Compra Solidária 

Se empresas foram afetadas pela pandemia, ONGs, Associações e Sindicatos nem se fala. Muitas ONGs, por exemplo, tinham como fonte de renda eventos beneficentes ou doações. Com o isolamento social e restrições, muitas delas estão enfrentando dificuldades de realizar ações ou estarem próximas dos seus apoiadores.

Mais uma vez, a rádio pode ser uma ponte entre empresas e Instituições, além de estimular outros formatos para captação de recursos. Além de ser uma estratégia empática e de valor, criar ações promocionais em tempos de Coronavírus unindo instituições e empresas é uma forma de estimular esses laços.

Nossa dica: pense em cupons de descontos em que parte do valor da compra será revertido para Instituições. Além desses benefícios, você pode criar anúncios em sua rádio destacando a ação de parceria entre empresas e ONGs. Isso é benéfico tanto para o seu anunciante, como para a reputação da emissora.

 

Ações Promocionais em Tempos de Coronavírus: Kits de Bebidas

Convenhamos: é quase consenso que muitas pessoas passaram a beber com mais recorrência durante a pandemia. Da mesma forma, aprendemos a ousar mais na cozinha e experimentar receitas novas.

É uma forma de tentar se divertir em casa ao lado de quem amamos e, mais do que nunca, convivemos ainda mais. Para rádio, isso é uma grande oportunidade de levar mais leveza nas rotinas, como também pensar em ações promocionais personalizadas para o gosto do público.

Nossa dica: sorteie ou crie cupons de descontos para kits de drinks. Além disso, prepare vídeos para suas redes sociais dando dicas de receitas.  Na sua programação ou streaming, crie playlists que tragam um momento de diversão em casa.

Esperamos ter ajudado sua rádio a abrir a mente para ações promocionais em tempos de Coronavírus.

 

Leia também: Promoções para Rádio: 10 ideias que sua emissora precisa pôr em prática agora
Leia também: O que você precisa saber antes de criar promoções para rádio

Fale com a Cadena e conheça melhor o Cadena Online

 

 

Fonte: Cadena Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *