Foi lançada neste mês de outubro uma nova campanha de divulgação do DAB+ no Reino Unido, sistema de rádio digital em transmissão terrestre adotado por vários países europeus. A ideia é ampliar a cobertura das transmissões digitais das emissoras entre o público de idade mais avançada, faixa etária menos aderente à nova tecnologia. O rádio inglês já conta com uma forte parcela da audiência concentrada em canais digitais, mas a grande concentração de público nas ondas analógicas de FM tem forçado o setor a revisar os prazos de desligamento desse serviço no Reino Unido.
A nova campanha lançada pela indústria de rádio terá como intenção de educar e orientar as audiências ainda presentes na faixa FM sobre a possibilidade de acompanhar as estações através de canais digitais. No guarda-chuva digital estão as transmissões via ondas terrestres do DAB + (radiofrequência) e streaming de áudio. As peças falam de aplicativos em dispositivos conectados e também smart speakers (caixas de som com inteligência artificial).
O material pega como tema central ‘Enigmas do Rádio Digital‘, como uma “solução de problemas” sobre o caso, já que são consideradas três barreiras comuns que os ouvintes de idade mais avançada encontram no acesso ao conteúdo de rádio digital. A mensagem passada pela campanha tranquiliza os ouvintes de que ouvir rádio digital é ‘menos enigmático e mais óbvio’.
A campanha foi criada a partir de uma pesquisa do setor, que descobriu situações como: apenas 25% dos ouvintes com 60 anos sabem ouvir um podcast em seu smartphone; apenas 28% sabem pedir à sua smart speaker para tocar uma estação de rádio; e apenas 24% sabem ouvir rádio em uma caixa de som bluetooth.
Segundo uma reportagem veiculada pelo portal RadioToday, a pesquisa, que foi encomendada pela DRUK e conduzida pela Tony Laverty Consulting, também confirmou baixos níveis de compreensão em todas as idades sobre a diferença entre DAB e DAB + (este último uma versão mais recente da transmissão de rádio digital adotada especialmente por mercados europeus como o Reino Unido).
Uma das artes da campanha de promoção sobre o Rádio Digital