Em levantamento, WorldDAB afirma que um total de 110 milhões de receptores de rádio digital já foram vendidos globalmente

A WorldDAB, organização de rádio digital da tecnologia DAB, atualizou seu relatório sobre a presença da tecnologia em todo o planeta. Através de um infográfico, a associação destaca a venda total de 110 milhões de receptores de rádio DAB em todo o mundo, com cerca de 48 milhões presentes apenas no Reino Unido. O relatório também destaca que, nos últimos 12 meses, o número de receptores DAB automotivos vendidos ultrapassou 10 milhões pela primeira vez, enquanto as vendas de receptores ao consumidor totalizaram cerca de 5 milhões de unidades. DAB é a tecnologia de rádio digital terrestre implantada na Europa e também em outros países. Acompanhe os destaques:

O forte avanço no setor automotivo tem relação com as novas normas para a indústria no bloco europeu. Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, o atual Código Europeu de Comunicações Eletrônicas exige que os novos rádios automotivos na União Européia sejam capazes de receber rádio digital terrestre, o que foi mais um impulso para a popularização da tecnologia. “O mercado automotivo DAB + foi transformado nos últimos dois anos, com DAB + agora um recurso padrão em mais de 89% dos carros novos em todos os principais mercados europeus”, diz a WorldDAB.

“No mercado de receptores de consumo, a proporção de dispositivos com DAB / DAB + também teve um aumento acentuado – de 28% há dois anos para 42% no segundo trimestre de 2021. As vendas DAB estão se beneficiando do forte marketing na Alemanha e na Holanda, regulamentação de receptores na Alemanha, França e Itália, e o surgimento de novos mercados DAB, incluindo Bélgica, Áustria e República Tcheca”, afirma o levantamento.

Entre as localidades, conforme citado anteriormente, o Reino Unido é o mercado com mais receptores vendidos desde 2008, com 48.1 milhões de rádios capazes de captar DAB. Inclusive o mercado inglês foi destaque nestes dois últimos anos ao relatar o prolongamento do FM analógico por mais uma década, mas também por já contar com a maior parcela de audiência de rádio originada em receptores DAB.

Na sequência, com uma forte campanha atual, a Alemanha aparece com 21.6 milhões de receptores, seguida por Itália (8 milhões), Noruega (7 milhões), Austrália (6.9 milhões), Suíça (5.6 milhões), França (5.4 milhões), Holanda (2.8 milhões), Bélgica (1.8 milhões) e Dinamarca (1.5 milhões de receptores DAB).

Por serem países muito diferentes em tamanho populacional, números supostamente mais modestos em receptores vendidos como Noruega e Suíça não revelam o tamanho da adesão do rádio digital pelos ouvintes. Exemplo: a Noruega concluiu a transição digital do rádio, ou seja, com 7 milhões de receptores vendidos o país europeu tem um alcance de 100% do DAB.

E a tendência é de que o alcance aumente, mesmo em países com a situação mais atrasada como na França e na Itália, já que na maioria desses mercados a cobertura do rádio digital DAB em novos carros supera está próximo ou supera a marca de 90%. O exemplo italiano é bem expressivo, onde a nova frota já é 100% coberta pela tecnologia.

Alcance do rádio digital DAB / DAB+ em novos veículos

O relatório também mostra a evolução do alcance do rádio digital entre os países pesquisados, confrontando dados de 2020 com 2021. Novamente o destaque vai para o Reino Unido, onde a parcela de escutas de rádio digital foi de 67% no primeiro trimestre do ano passado para 74% no terceiro trimestre de 2021.

A organização afirmou que o rádio digital “atingiu níveis recordes em vários mercados, incluindo o Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Bélgica e Austrália”, destacando também o crescimento nas vendas de receptores DAB + para consumidores na Itália, República Tcheca e França e em vários outros países.

Alcance da tecnologia digital de rádio (DAB/streaming) por localidade

Fonte: Tudorádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *