FAB e AEL concluíram com sucesso os testes do Rádio Definido por Software que será utilizado pelo Gripen

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a AEL Sistemas, subsidiária brasileira da Elbit Systems, principal contratante do programa estratégico brasileiro Link-BR2, concluíram com sucesso uma série de testes de voo para a integração do Rádio Definido por Software (Software Defined Radio SDR) E-LynX TM a bordo de dois caças F-5EM.

O programa Link-BR2 visa fornecer recursos de datalink nacional seguro, habilitar a conectividade digital de todas as plataformas aéreas entre si e estabelecer a interoperabilidade Multi-Domínio. A próxima fase de integração será a bordo das aeronaves Gripen E da SAAB, enquanto o roteiro do programa Link-BR2 inclui a integração dos recursos do Sistema a bordo de todas as aeronaves da FAB.

As funcionalidades que foram demonstradas durante os voos incluem o fornecimento de consciência situacional multidomínio, permitindo Mobile Ad Hoc Network (MANET) tanto ar-ar quanto ar-solo, facilitando a transmissão de aplicações aéreas por longo alcance, incluindo áudio e dados simultâneos e exibição de uma imagem operacional comum, que é compartilhada entre todos os membros da rede, segmentos aéreos e terrestres.

Demonstrando a capacidade de transmissão multicanal simultânea, o Link-BR2 permitiu que as forças, tanto aérea quanto terrestre, realizassem interceptação de alvos, recebimento de informações dos radares terrestres e fechamento rápido de loops sensor-to-shooter, como parte da arena multidimensional. O programa estratégico Link BR2 levará as Forças Armadas Brasileiras a operar no conceito Network Centric Warfare (NCW), uma tecnologia disruptiva que traz uma enorme vantagem no cenário operacional.

A família E-LynX de SDR foi projetada com arquitetura aberta, apresentando formas de onda exclusivas e permitindo a adoção de formas de onda europeias e da OTAN. A solução E-LynX SDR foi selecionada pela Força de Defesa de Israel (IDF), bem como por várias Forças Armadas na Europa, incluindo Suécia, Suíça, Espanha e outros países da OTAN.

Os rádios E-LynX são desenvolvidos e fabricados em três Centros de Engenharia de Rádio da Elbit Systems em todo o mundo: em Israel, na Alemanha pela Elbit Systems Deutschland e no Brasil pela AEL.

Fonte: Defesa Aérea & Naval

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *