Março começa com cerca de 350 migrantes da faixa AM já ativas em FM

O mês de março começa com 347 migrantes AM-FM ativas na faixa FM, segundo o levantamento realizado pelo Guia de Rádios / Dials AM-FM do tudoradio.com. Diariamente a equipe do portal realiza pesquisas para levantar quais AMs já operam em FM e como ficou organizado o dial dos locais que abrigaram essas novas estações entre 88.1 FM e 107.9 FM.

O trabalho é realizado em conjunto com a redação do portal e com colaboradores do site, sendo de São Paulo e da Paraíba as últimas migrantes catalogadas até o fechamento deste texto.

 O processo ficou acelerado no Paraná, estado que passou a contar com 46 migrantes da faixa AM ativas no dial FM, seguido por São Paulo, que tem 44 migrantes AM-FM mapeadas pelos Dials tudoradio.com.

A última inclusão em território paulista aconteceu na região de Penápolis, com o início das transmissões da Rádio Difusora FM 88.3, estação classe B2 de operação. Já no Paraná a última migrante AM-FM com cobertura cadastrada no sistema foi a Rádio Colmeia FM 98.7 de Maringá (concessão de Mandaguaçu).

A migrante AM-FM mais recente do levantamento está na Paraíba. A Rádio Cultura FM 94.5 de Guarabira, estação que chama atenção pelo seu porte técnico após a migração para a faixa FM: é de classe A3 de operação e está localizada próxima das populosas regiões de João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB).

A migrante AM-FM mais recente que opera numa capital de estado a ser cadastrada pelo tudoradio.com foi a CBN FM 97.5 de Teresina (PI), que passou a contar com mais uma FM em seu espectro.

A rede jornalística já contou com evento oficial para a sua inauguração, estação que também já opera com sistema de RDS. Antes disso, Florianópolis passou a acompanhar a Rádio Jornal A Verdade FM 107.3, vinda da faixa AM e originada em São José (SC).

Fonte: tudoradio