Ação é promovida pela ACAERT, entidade que representa a radiodifusão no estado
O Dia Nacional do Rádio é comemorado no dia 25 de setembro, em homenagem ao nascimento de Roquette-Pinto, criador da primeira emissora no país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, a data ganhou uma semana. Por força de lei aprovada em 2021 pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Carlos Moisés no início deste ano, a Semana Estadual do Rádio entrou para o calendário oficial de eventos. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT preparou uma série de ações que conta com a participação das 258 emissoras associadas de rádio.
“A ideia foi destacar o papel relevante que o setor presta aos ouvintes, anunciantes e ao mercado em geral. Oportunidade para mostrar o potencial do meio que sempre soube se renovar”, afirmou o presidente da ACAERT, Silvano Silva. Como o tema “Onde você estiver, o Rádio está lá”, a campanha conseguiu mobilizar as emissoras que durante toda a semana veicularam spots e jingles na linguagem de cada perfil de programação, além de conteúdos relacionados ao tema. “Escolas, rádios, tvs, agências de propaganda e ouvintes. Todos estão sendo lembrados na Semana do Rádio”, explicou a vice-presidente de Relações Governo e Mercado da ACAERT, Carolina Guidi, coordenadora da mobilização.
Entre as ações, destaque para o “Rádio na Escola”, que envolveu estudantes entre 10 a 15 anos sobre o tema. Foram palestras, oficinas e debates em escolas de todas as regiões do estado. Além disso, as crianças e adolescentes foram convidados a produzirem conteúdo em áudio na ação “Você pode! Cast”. Uma cabine estilizada lembra um estúdio de emissora. A ideia é que a gurizada crie um programa e grave depois um podcast na cabine.
“Somos gratos aos diretores e professores que, mesmo com as restrições da pandemia, souberam com criatividade e responsabilidade proporcionar o contato seguro dos estudantes com o mundo do rádio”, explicou o presidente da ACAERT, Silvano Silva. “São dezenas de sementes plantadas no coração dos jovens sobre o interesse pelo rádio e tudo o que envolve essa paixão. Quem sabe, futuros profissionais que contribuirão para manter sempre acesa a chama do rádio, com seu poder extraordinário de se reinventar”.
Em muitos municípios, os alunos é que foram visitar os estúdios das emissoras, participando dos programas de entrevistas das rádios. Para o presidente da ACAERT, Silvano Silva, a Semana Estadual do Rádio alcançou grande repercussão graças ao empenho e entusiasmo das emissoras associadas. “Durante o período, radiodifusores, radialistas e jornalistas mobilizaram seus ouvintes, parceiros comerciais e lideranças locais”, comemorou. A data foi tema de inúmeros conteúdos veiculados na programação das rádios, assim como nas redes sociais. Segundo o dirigente, uma participação coletiva só comparada a da campanha “Pense Grande: Pense Rádio, Pense TV”, o maior movimento de valorização da radiodifusão criado no estado pela ACAERT
.
Fonte: ACAERT