Natal: 56% dos brasileiros vão gastar com presentes e 77% em lojas físicas

O Natal está chegando e como estão os hábitos de consumo e comportamento dos brasileiros neste fim de ano? Gastar ou economizar? Ficar em casa, ou se reunir com família e amigos? É o que traz o estudo ‘Pulso de Natal 2021’ realizado pela Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, e a Score Group – empresa de data retail e shopper experience da B&Partners. A pesquisa ouviu mais de 1.600 brasileiros nas principais capitais do país.

 

Em hábitos de consumo, mais da metade da população (56%) afirmou que vai gastar dinheiro com presentes de Natal. E quais os presentes mais procurados? No top 3 do ranking estão, respectivamente: Roupas e Acessórios (69%); Brinquedos (44%); Perfumes e Cosméticos (38%). Os presenteados também foram mencionados no estudo, e quase há um empate entre os pais (44%) seguidos por filhos (41%), os próprios compradores (36%), Um pouco menos citados, provavelmente por menos eventos presenciais devido à pandemia, os amigos secretos (15%).

 

O investimento em presentes variou bastante segundo o estudo. 19% dos consumidores farão suas compras gastando entre R$250 e 500; 17% entre R$50 e R$150; outros 17%, entre R$150 e R$250. Os valores entre R$500 e R$1000 foram mencionados apenas por 13% dos brasileiros; Uma minoria de 7% vai gastar mais de R$1.000 nas compras, e já outra pequena parcela, de 6%, pretende gastar até R$50.

 

Para fazer as compras, 51% dos brasileiros declararam que vão utilizar o salário do mês, enquanto 19% aguardam a segunda parcela do 13o salário e 14%, a primeira parcela. Inclusive, o 13o salário determina o momento em que a compra será feita para de 6% da população; já 5% admitem comprar assim que recebem o salário do mês. Entre os menos antecipados, 9% vão às compras cerca de uma semana antes do Natal e 1% deixa para a véspera da data. 2% declararam que aguardam para comprar depois, visando descontos.

 

Com mais opções de pagamento, 41% pretendem usar o parcelamento por cartão de crédito, enquanto 22% pagarão por cartão de crédito, sem parcelar. As compras à vista foram indicadas por 27% no débito; 20% em dinheiro, além da preferência de pagamento via PIX (13%), boletos (3%); transferências bancárias (1%) e carnês (1%).

 

Ainda há um quarto dos brasileiros que decidiu não gastar dinheiro com presentes de Natal, e estes 25% declaram diferentes motivos que vão desde a falta de dinheiro (33%) ou dívidas (12%); a ausência de clima natalino (22%); desejo de economizar (20%); por não acharem adequado gastar dinheiro enquanto há pessoas passando por necessidades (8%); e até os 28% que não costumam comprar presentes no Natal.

 

Com maior flexibilização e retorno às atividades, as compras presenciais voltaram à rotina dos brasileiros. A pesquisa aponta que 77% da população tem o desejo de realizar as compras no presencial. Já o hábito de realizar comprinhas online pelo celular ou pelo computador, permanece em 47% dos brasileiros.

 

O estudo aponta ainda que 45% dos brasileiros irão até a casa de familiares para a ceia de Natal; 28% pretendem receber familiares em suas casas; e 5% irão para casa de amigos. Já 11% pretendem passar em casa sozinho; 4% também ficarão em casa, mas pretendem comemorar por videoconferência com familiares; 3% irão trabalhar, e outros vão viajar para o interior (1%) ou para a praia (1%). 8% não comemoram a ocasião.

 

 

 

Fonte: Portal Making Of

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