A empresa de pesquisa eMarketer realizou uma projeção para verificar o tamanho da audiência de podcasts nos próximos três anos. E a marca impressiona: segundo a estimativa, esse formato de áudio digital terá cerca de meio bilhão de ouvintes até 2024, isso em escala global. À medida que o consumo aumenta, a variação percentual ano a ano cai, mas hoje já representa 18,7% de todos os usuários de internet como ouvintes de podcasts, dados de 2021. No Brasil essa parcela está acima da média global, com 24,5%. O crescimento dos podcasts é mais um fato que colabora com o avanço do áudio digital.
Segundo a eMarketer, 14,4% dos usuários de internet eram ouvintes de podcasts em 2019, ou seja, cerca de 274,8 milhões de pessoas em todo o planeta. Depois, com a pandemia da covid-19, o consumo dessa formato de áudio digital saltou para 16,5% em 2020 (332,2 milhões) e agora está em 18,7%, o que equivale a 383,7% milhões de ouvintes de podcasts em escala global.
O crescimento no consumo mensal de podcasts deve avançar nos próximos anos. Segundo as estimativas da eMarketer esse formato de áudio terá 424,2 milhões de ouvintes no próximo ano, representando 20,3% de todos os usuários de internet. Para 2023 é estimado 464,7 milhões (22%) e depois, em 2024, mais de meio bilhão de ouvintes de podcasts em escala mundial (504,9 milhões, sendo 23,5% dos usuários de internet).
Estimativas para o universo de ouvintes de podcasts até 2024, com percentual de usuários de internet que consomem esse formato de áudio e percentual de crescimento ano a ano