Rádio é ouvido por 89% da população do Reino Unido. Estações comerciais seguem avançando

O Reino Unido tem um mercado de rádio que está entre os mais interessantes do planeta e é considerado como uma referência para o setor. E por lá, os números de consumo das estações seguem impressionando: o rádio continua alcançando semanalmente 89% da população britânica, o que representa 49,7 milhões de pessoas (com 15 anos ou mais). E mais: o rádio digital terrestre segue com 66% do total da audição de rádio no Reino Unido, seguindo como a maior parcela do consumo. Os dados são da RAJAR Audio Measurement, referentes ao terceiro trimestre de 2022. Acompanhe:

Desses 49,7 milhões de ouvintes semanais, 41 milhões de adultos com mais de 15 anos estão sintonizando o rádio por meio de uma plataforma digital (DAB, DTV, Online, App, Smart Speaker, portais, entre outros), ou seja, 74% do total do consumo de rádio é digital. O DAB, que é o rádio digital por ondas terrestres, aglutina a maior parcela do consumo do meio no Reino Unido, representando 66% do total. A primeira vez que o digital superou o AM/FM analógico em consumo foi na medição relacionada ao último trimestre de 2019.

Segundo a RAJAR, o número médio total de horas semanais de rádio para este período foi de 1,02 bilhão, acima dos 998 milhões no segundo trimestre de 2022. Em média, um ouvinte sintoniza 20,6 horas de rádio ao vivo por semana, acima das 20,4 horas do período anterior. E a radiodifusão comercial atinge 5,2 milhões de ouvintes a mais do que as emissoras públicas da BBC. Esse fato é considerado um recorde de todos os tempos.

Também chama a atenção o fato de mais britânicos utilizarem serviços como assistentes virtuais por voz para ouvir suas estações de rádio. Hoje 53% dos usuários de smart speakers (caixas de som inteligentes) usam seus aparelhos para ouvir rádio, contra 52% da pesquisa anterior. E 22% fazem isso diariamente (contra 20% do levantamento passado)

O rádio do Reino Unido continua com sua maior parcela de audiência concentrada nas residências, representando 63% do total. A escuta originada em carros, vans e outras formas de transporte representa 23% e 14% para o consumo de rádio no local de trabalho e outros locais.

No recorte das principais emissoras, a marca Heart superou a marca de 10 milhões de ouvintes semanais, o que a torna a rádio comercial de maior alcance do Reino Unido. A Heart também é a estação comercial mais ouvida em Londres, com 1,8 milhão de alcance semanal.

A Global, maior grupo comercial do Reino Unido, que aglutina emissoras como a Capital, Heart, Smooth, Radio X, entre outras, subiu para 24,4% do total de consumo de rádio no Reino Unido, o que significa um alcance semanal de 25,4 milhões de ouvintes concentrados em suas emissoras.

Os dados da RAJAR (Radio Joint Audience Research) são relacionados ao terceiro trimestre de 2022. Veja o infográfico completo no final desta matéria.

Fonte: Tudo rádio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *