Suíça vai iniciar desligamento do FM analógico a partir de meados de 2022

tudoradio.com publicou na manhã do dia (06), um panorama sobre o avanço da audiência do Rádio na França por meio de dispositivos digitais. Agora, o portal vai abordar uma notícia publicada no site www.swissinfo.ch e encaminhada à redação na manhã desta terça-feira, que informa que a Suíça irá iniciar o desligamento do FM analógico no país a partir de 2022. O assunto já vem sendo acompanhado pelo tudoradio.com desde 2018. O processo de desligamento respeita a migração da audiência para a transmissão digital via ondas terrestres, para que a audiência e o setor não sejam prejudicados.

De acordo com a Sociedade Suíça de Radiodifusão (SRG), o desligamento do FM analógico no país vai começar pelas rádios públicas, que farão a transição para o FM digital a partir de 2022. As rádios privadas também seguirão para o padrão digital DAB+ e deixarão de transmitir no FM analógico até janeiro de 2023.

O Departamento Federal de Comunicações suíço (OFCOM) ressaltou que também que o fim das ondas de rádio de alta frequência (VHF-FM) ocorrerá mais cedo do que o planejado. A previsão inicial para a mudança era final de 2024. O OFCOM também divulgou dados de uma pesquisa realizada em 2020 informando que apenas 13% da população suíça ainda ouvia rádio FM analógico.

Recentemente o tudoradio.com publicou um panorama do avanço do rádio digital pela Europa e também em outros países que adotaram o DAB+ como seu sistema padrão. A Suiça, apesar de ter uma população bem menor na comparação com países como Itália, possuí a mesma quantidade de receptores digitais ativos. Isso posiciona o mercado suiço como um dos mais avançados na digitalização de seu rádio.

Outro ponto de destaque é sobre as condições diferentes da digitalização em cada país, além de suas naturezas geográficas e de mercado. Ainda não está ainda no horizonte um eventual desligamento do FM analógico no continente americano. Outro ponto é o padrão adotado na digitalização (no caso norte-americano, ele mantém frequências semelhantes ao analógico de sintonia no dial, abrindo novos canais a partir da mesma faixa), o que muda a dinâmica da audiência local.

Incentivo

O OFCOM lançou uma de cerca de US$ 5,67 milhões para preparar os ouvintes para a mudança para o rádio digital. O governo suíço também incentivou a mudança criando uma estrutura legal para o fim do rádio FM em 2017. Neste mesmo ano, a Noruega se tornou o primeiro país do mundo a terminar as transmissões nacionais em FM analógico.

Reino Unido adia transição por mais 10 anos

O Reino Unido, onde a audiência digital (streaming de áudio e DAB+) já corresponde por 60% de toda a audiência adiou o desligamento do FM analógico. O anúncio foi feito no ano passado. Segundo a associação de radiodifusão, mesmo com o forte avanço do digital, o serviço ainda permanece relevante. O desligamento está previsto para 2032.

Registro de recepção digital em DAB+ em automóvel da Volkswagen na Inglaterra

 

Fonte: Tudorádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *