UNESCO divulga tema do Dia Mundial do Rádio, que será comemorado no próximo sábado (13)

A UNESCO divulgou o tema do Dia Mundial do Rádio de 2021, comemorado no dia 13 de fevereiro. “Novo Mundo, Nova Rádio” foi adotado para exaltar o meio de comunicação que teve crescimento durante a pandemia do coronavírus. Além disso, esta edição do está dividida em três subtemas principais, como Evolução, Inovação e Conexão.

O subtema Evolução se refere à resiliência do rádio, à sua sustentabilidade; Inovação ressalta que “o rádio teve que se adaptar às novas tecnologias para permanecer o meio de mobilidade preferido, acessível em todos os lugares e para todos”; e a Conexão “destaca os serviços do rádio para a nossa sociedade – desastres naturais, crises socioeconômicas, epidemias, etc”. Todo o material é livre de direitos autorais e pode ser usado para promover o Dia Mundial do Rádio.

Além disso, a diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, divulgou uma mensagem por ocasião do Dia Mundial do Rádio: “Mais do que nunca, precisamos desse meio humanista universal, vetor de liberdade. Sem o rádio, o direito à informação e à liberdade de expressão e, com eles, as liberdades fundamentais seriam fragilizadas, assim como a diversidade cultural, já que as rádios comunitárias são as vozes dos sem voz.”

Dia Mundial do Rádio

Proclamado em 2011 pelos Estados-Membros da UNESCO e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012 como um Dia Internacional, o dia 13 de fevereiro tornou-se o Dia Mundial da Rádio (WRD).

O rádio é um meio poderoso para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático. Em nível global, o rádio continua sendo o meio mais amplamente consumido. Esta capacidade única de alcançar o maior público significa que o rádio pode moldar a experiência de diversidade de uma sociedade, posicionando-se como uma arena para todas as vozes se manifestarem, serem representadas e ouvidas. As estações de rádio devem servir a diversas comunidades, oferecendo uma ampla variedade de programas, pontos de vista e conteúdo, e refletir a diversidade de públicos em suas organizações e operações“, ressalta o texto da UNESCO.

Fonte: Tudorádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *