Rádio é ouvido por mais de 93% da população alemã

A pesquisa ma audio 2022 II que rastreia todo o consumo de áudio na Alemanha apontou atualizações no avanço da parcela da audiência concentrada no rádio digital (DAB+). Geralmente o rádio é ouvido em média 4 horas diariamente e por 93,4% da população alemã. Os dados referem-se ao período de setembro de 2021 a março de 2022.

A principal mudança da pesquisa atual na comparação com a anterior é sobre o tamanho do rádio digital terrestre (DAB+) no total da audiência de rádio. No levantamento anterior (ma audio 2022 I, referente a dezembro de 2020 a dezembro de 2021), o formato correspondia por 24,5% do consumo do meio na Alemanha. Agora essa parcela está em 27% na pesquisa atual (ma audio 2022 II). Já na pesquisa anunciada em 2021, essa parcela do DAB+ estava em 20,4% do total do consumo de rádio.

No geral, o rádio alemão é muito estável quando o assunto é consumo: registrou 93,4% da população ouvindo rádio em um período de 4 semanas, contra 93,5% do levantamento anterior. Detalhe: se considerado o consumo de rádio via plataformas on-line junto com o rádio terrestre, esse alcance sobe para 94,1% da população pesquisada, contra 93,8% da pesquisa passada. Em resumo: há uma expansão do consumo de rádio via opções digitais, além da manutenção do formato tradicional.

Novamente sobre o alcance do rádio, as pesquisas atualizadas no “pós-pandemia”, ou seja, em períodos de maior normalidade na rotina da população, apontam para uma manutenção dos patamares elevados do meio. Recentemente o tudoradio.com repercutiu o número do rádio nos Estados Unidos, cujo alcance também está em 93% segundo a Nielsen.

“Na era do comércio de voz, o alcance é a chave para o sucesso. Com a estratégia e a identidade de áudio certa, rádio e áudio são a base para uma comunicação de marca bem-sucedida, a fim de influenciar a decisão de compra no momento certo e no lugar certo”, afirma a diretora-gerente da Radiozentrale, Grit Leithäuser, segundo o portal especializado Radiozene.de. “Porque somente quem estiver presente na mente dos consumidores poderá acionar os comandos de voz corretos ao fazer pedidos por voz no futuro”, completa a executiva, repercutindo os dados da pesquisa na Alemanha.

Fonte: Tudo Rádio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *